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Como é a formação para Facilitador de meditação para crianças e adolescentes

Atualizado: 4 de fev.



Como Atua um Professor de Meditação Mindfulness para Crianças: Benefícios, Pesquisa Científica e o Papel do Facilitador


Logo acima está uma foto da Facilitadora Cleide em uma das aulas do programa de meditação para crianças da nossa Formação para Facilitador de Meditação para Crianças do Instituto Atenção Plena na forma presencial no próprio Instituto que possui base física em Uberlândia MG. Saiba mais sobre nossa formação: clique aqui!


A prática de mindfulness, ou atenção plena, tem ganhado destaque como uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar e o desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças. Embora o conceito de meditação tenha sido tradicionalmente associado a adultos, nos últimos anos, a adaptação dessas práticas para crianças tem se mostrado altamente eficaz. Neste artigo, exploraremos como funciona um programa de mindfulness para crianças, como as crianças conseguem meditar, o papel crucial do facilitador (professor de mindfulness), os benefícios dessa prática para os pequenos e as evidências científicas que sustentam essas práticas.


O que é Mindfulness para Crianças?


Mindfulness é a capacidade de estar plenamente atento ao momento presente de forma consciente, sem julgamento. Para crianças, isso significa prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor e dentro delas mesmas (como sensações, pensamentos e emoções), com uma atitude de aceitação e curiosidade. A prática de mindfulness para crianças pode incluir atividades como respirar de forma consciente, prestar atenção nas sensações do corpo, ouvir com atenção, e até mesmo brincar com foco e presença.


Como as Crianças Conseguem Meditar?


Muitas pessoas acreditam que a meditação é difícil para as crianças, pois elas têm uma tendência natural a se distrair facilmente. No entanto, a meditação mindfulness pode ser adaptada de maneira lúdica e acessível para elas. Crianças podem ser guiadas por meio de atividades curtas e divertidas que estimulem sua curiosidade, como:


  • Meditações guiadas com histórias: O facilitador pode contar uma história que convida a criança a se imaginar em um lugar tranquilo ou a observar o movimento de seu corpo de maneira suave e sem pressa.

  • Exercícios de respiração: Uma das formas mais simples de meditação para crianças é focar na respiração. O facilitador pode usar metáforas divertidas, como imaginar que estão "cheirando uma flor" ao inspirar e "soprando uma vela" ao expirar.

  • Movimentos conscientes: Para crianças mais energéticas, práticas como o "movimento consciente" — onde elas se movem lentamente e prestam atenção em seus corpos — podem ser muito eficazes. Pode ser uma maneira divertida de introduzir mindfulness por meio de ioga ou atividades físicas suaves.

  • Jogo de atenção: Jogos simples que envolvem atenção, como observar um objeto por um tempo prolongado ou ouvir um som específico até ele desaparecer, ajudam as crianças a praticar mindfulness de forma natural e divertida.


Como Funciona o Programa de Mindfulness para Crianças?

Os programas de mindfulness para crianças geralmente são estruturados para serem curtos, interativos e adaptados à faixa etária. Eles podem ser oferecidos em escolas, clínicas ou ambientes terapêuticos, com atividades planejadas para melhorar a atenção, a regulação emocional e a consciência corporal. Um programa típico de mindfulness para crianças pode incluir:

  1. Sessões curtas e consistentes: As crianças têm um tempo de atenção mais curto, então as sessões de mindfulness costumam durar entre 40 a 50 minutos. A regularidade é importante, e os programas podem ser oferecidos semanalmente ou até mais frequentemente.

  2. Práticas lúdicas e criativas: Como as crianças se envolvem melhor com atividades que estimulam sua criatividade, os programas de mindfulness para essa faixa etária costumam incluir jogos, desenhos, e atividades de imaginação para reforçar os conceitos de atenção plena.

  3. Ensino de habilidades emocionais: Durante o programa, as crianças aprendem a identificar e rotular suas emoções, além de aprender técnicas para se acalmar quando se sentem sobrecarregadas. Por exemplo, elas podem ser ensinadas a dar uma pausa para respirar quando estão irritadas ou ansiosas.

  4. Mindfulness em movimento: Como as crianças frequentemente têm muita energia, os programas frequentemente incluem caminhadas conscientes, para ajudá-las a liberar tensões e prestar atenção no corpo enquanto se movimentam.

  5. Integração com o cotidiano: O objetivo dos programas de mindfulness é não só ensinar técnicas durante a sessão, mas também ajudar as crianças a integrar a prática no seu dia a dia. Elas podem ser incentivadas a praticar mindfulness enquanto brincam, comem ou interagem com amigos e familiares.


O Papel do Facilitador (Professor de Mindfulness)


O facilitador de mindfulness tem um papel crucial na criação de um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, onde elas possam explorar suas emoções e pensamentos sem pressões. O trabalho do professor de mindfulness não é apenas transmitir técnicas, mas também ser um modelo de atenção plena. Isso envolve várias responsabilidades:


  • Ser um exemplo de presença: O facilitador deve praticar mindfulness em sua própria vida, demonstrando os benefícios da prática. Sua capacidade de estar presente, calmo e atento é algo que as crianças irão perceber e emular.

  • Criar um ambiente seguro e não-julgativo: Como muitas crianças podem ser novas na prática de mindfulness, o facilitador deve criar um espaço onde elas se sintam confortáveis para experimentar, errar e aprender. É importante que as crianças saibam que não há maneira certa ou errada de meditar, apenas o ato de tentar estar presente.

  • Adaptar as práticas às necessidades individuais: Cada criança é única e pode responder de forma diferente ao mindfulness. O facilitador precisa estar atento às necessidades emocionais e cognitivas de cada criança, ajustando as atividades de acordo com suas reações e interesses.

  • Ensinar de forma lúdica: Crianças aprendem melhor quando estão envolvidas de maneira divertida e criativa. O facilitador usa metáforas, jogos e histórias para tornar as práticas de mindfulness acessíveis e interessantes.

  • Orientar no desenvolvimento emocional: O facilitador também deve ensinar as crianças a reconhecer suas emoções e encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas. Por exemplo, quando uma criança está muito ansiosa ou irritada, o facilitador pode guiá-la em uma breve meditação de respiração para ajudá-la a se acalmar.


E como funciona a nossa formação?


O curso está totalmente gravado na plataforma digital, basta assistir as aulas, assistir as aulas ao vivo nas quintas, em 8 encontros para reforçar os conhecimento e para retirar dúvidas.

Nosso curso é sustentado por 3 pilares: O facilitador, As crianças e Programas,


  • É uma extensão universitária com selo do MEC, ou seja, que é concedida para quem possui ou não uma graduação

  • Encontros nas quintas das 19 às 20h para retirada de dúvidas e orientações do programa.

  • Curso gravado com 30 horas de conteúdo.

  • Basta assistir as aulas, responder questionários e retirar dúvidas ao vivo ou no grupo do whatsapp ou plataforma.

  • 1 ano de acesso a plataforma digital com aulas gravadas, apostilas, treinos.

  • Emissão de certificado com chancela do MEC

  • Ganha de bônus um portal de cursos e treinos em mindfulness semanalmente ao vivo



➡Aprende os 3 pilares:


SESSÃO 1 - O Facilitador: O seu treino pessoal e o Papel do Facilitador,


SESSÃO 2: Atenção Plena para Crianças: Pais e Filhos - educação consciente; comunicação não violenta; comportamentos conforme a idade e mindfulness nas escolas, como ensinar meditação para crianças, como montar a sala e outras explicações práticas.


SESSÃO 3: Programas estruturados conforme faixa de idade com aulas práticas para crianças e adolescentes.


O facilitador pode montar cursos de meditação para as crianças de forma grupal e individual, pode também atuar em escolas, em hospitais.


O nosso diferencial é que somos comprometidos em auxiliar o facilitador também no seu treino pessoal e por isso existe um módulo reservado para ele, o que é inovador neste tipo de formação. E o facilitador mesmo tendo finalizado as aulas do curso ainda continua com seu treinamento pessoal por 1 ano em nossa plataforma da comunidade nas quintas. Prezamos pelo treino do facilitador, já que acreditamos na transformação que as crianças podem usufruir se quem as treina também medita e a cada dia cresce em seu conhecimento. Nossa Instrutora Val Cristina está presente para ajudar todos os alunos no que precisarem e os acompanham e toda a jornada.

Depois do treino do facilitador que tem duração até depois da formação, seguimos com os conhecimento à respeito do ensino da meditação para crianças, desde a compreensão da estruturação das aulas, até conhecimentos que vão auxiliar o profissional a ministrar boas aulas, como comunicação não violenta, pais e filhos e parentalidade até a chegada da compreensão dos programas que já estão montados e basta seguir o passo a passo para o treino das crianças. É um programa bem estruturado e fácil de seguir na plataforma que possui todo material que o profissional vai precisar para oferecer seus cursos.


Benefícios do Mindfulness para Crianças


A prática de mindfulness tem mostrado benefícios significativos para crianças, tanto em nível físico quanto emocional. Diversos estudos científicos comprovam a eficácia dessa prática em melhorar a regulação emocional, o desempenho acadêmico, a atenção e o bem-estar geral das crianças. Alguns dos benefícios mais notáveis incluem:

  • Redução de ansiedade e estresse: Crianças que praticam mindfulness tendem a lidar melhor com situações estressantes e a reduzir sintomas de ansiedade, o que é particularmente útil em contextos como exames escolares ou mudanças de vida, como o divórcio dos pais ou o diagnóstico de doenças.

  • Melhoria na atenção e concentração: O treinamento de mindfulness ajuda as crianças a desenvolverem uma maior capacidade de atenção e foco, o que pode resultar em um melhor desempenho acadêmico e maior capacidade de aprender novas habilidades.

  • Desenvolvimento emocional saudável: Crianças que praticam mindfulness frequentemente se tornam mais conscientes de suas emoções, o que lhes permite lidar com sentimentos de raiva, tristeza ou frustração de maneira mais saudável.

  • Aumento da empatia e habilidades sociais: Mindfulness também pode ajudar as crianças a se tornarem mais empáticas e a melhorar suas relações interpessoais, uma vez que elas aprendem a perceber e compreender melhor as emoções dos outros.


Pesquisas Científicas e Evidências

Estudos têm mostrado que a prática de mindfulness oferece muitos benefícios para crianças, como destaca a pesquisa de Zoë L. D. Emerson et al. (2017), que revisou os efeitos das intervenções baseadas em mindfulness em crianças e adolescentes. Eles descobriram que a prática de mindfulness pode melhorar a regulação emocional e reduzir comportamentos problemáticos, como agressividade e ansiedade. Outro estudo importante, de Zylowska et al. (2008), demonstrou que a prática de mindfulness foi eficaz para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ajudando-as a melhorar a concentração e reduzir a impulsividade.


Conclusão

O mindfulness tem mostrado ser uma prática altamente benéfica para crianças, ajudando-as a lidar com as emoções, melhorar o foco e promover o bem-estar geral. Um bom facilitador de mindfulness tem a capacidade de criar um ambiente seguro, acolhedor e envolvente para as crianças, tornando a prática acessível e relevante para elas. Os programas de mindfulness devem ser adaptados para atender às necessidades individuais e incorporados ao dia a dia das crianças, para que elas possam colher os benefícios dessa prática por toda a vida. As evidências científicas suportam essas práticas, mostrando que elas podem ser eficazes na melhoria da saúde mental e emocional das crianças.

 
 
 

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